sexta-feira, 5 de julho de 2013

Desenvolvimento Pessoal

Einstain deu dicas sobre desenvolvimento pessoal em 8 etapas:

1. Seja um insistidor
“Não é que eu seja tão esperto. É que eu tento resolver os problemas por mais tempo”
2. Tenha foco
“Qualquer homem que consegue dirigir com segurança enquanto beija uma linda garota simplesmente não está dando a atenção  que o beijo merece”
3. Crie valor
“Não lute para ser uma pessoa de sucesso. Lute para ser uma pessoa de valor”
4. Seja curioso(a)
“Eu não tenho nenhum talento especial. Apenas sou apaixonadamente curioso”
5. Cometa erros
“A pessoa que nunca cometeu um erro é aquela que nunca tentou algo novo”
6. Fuja da insanidade
“Definição de insanidade: fazer a mesma coisa diversas vezes esperando resultados diferentes”
7. Espere resistência
“Grandes espíritos sempre encontraram uma grande resistência das mentes medíocres”
8. Evolua rápido
“Você precisa aprender as regras do jogo. Então, você precisa jogar melhor do que todo mundo”

Observando algumas formigas no jardim aqui de casa, percebi que todas seguiam uma mesma rota carregando folhas maiores que elas mesmas. Mas seguiam firme em direção ao formigueiro que descobri poucos passos adiante, o que para elas deveria representar uma grande viagem. De repente percebo que uma delas está com uma folha exageradamente grande nas costas. Deveria ser pelo menos vinte vezes maior que ela, e seu esforço era notado a distância. Fiquei ali imaginando o orgulho dessa formiga presunçosa, carregando aquela folha gigantesca e como ela deveria estar ansiosa em mostrar a formiga rainha como ela era forte, como ela era capaz, quem sabe até ganharia uma promoção. Enquanto a fila de formigas seguia em direção ao formigueiro, essa formiga girava em volta de si mesma, sem conseguir sair do lugar, seu esforço era tão grande que mal avançava um passo, voltava dois para trás. Estava tão cega, tão entretida na sua luta de carregar às costas que nem percebeu que todas as formigas largaram as folhas para escapar do pé de um menino que vinha correndo atrás de uma bola. As formigas escaparam por pouco, mas esta aqui não teve a mesma sorte, morreu esmagada, agarrada à sua folha gigante. Assim como a formiga, nós seres humanos inteligentes e sensíveis, vez em quando queremos carregar mais coisas em nossas costas do que podemos suportar. Os problemas dos outros, as dores do mundo e a ganância de querer sempre mais, de ser mais e melhor. Porém, quando acordamos para a realidade estamos esmagados pelo peso de nossa insensatez. Cuide mais de si, o dia passa, as pessoas passam, o tempo passa, mas tu fica, tu serás a tua eterna companhia. Todos podem até fugir de ti, mas tu não pode fugir desse encontro contigo, com a sua paz interior, com a sua felicidade. Por amor a si, carregue apenas a sua mala, e de preferência, o mais vazia possível!

Temos muito que aprender com os animais em geral. Por exemplo, um cão é um ser que te ama incondicionalmente, ele só quer saber se tu chegas, não quer saber se lhe ralhaste de manhã, se vens chateado, ama-te incondicionalmente. Os animais estão ali para nós, são um conforto e um companheirismo tremendo. Criam harmonia e bem-estar, além de cientificamente estar comprovado que faz bem à saúde ter um cão. 

"A vida é feita de escolhas. Quando você dá um passo à frente, inevitavelmente alguma coisa fica para trás." - Caio Fernando de Abreu


Sem comentários:

Enviar um comentário